Você sabe o que está em jogo em um mundo “sem plásticos”? Certamente teríamos muitos desafios se eliminássemos todos os plásticos. Os automóveis se tornariam muito mais pesados, lentos, menos eficientes em termos de combustível e passariam a rodar com pneus de madeira ou metal, que desgastariam as estradas e rodovias.
Sem o silício, desapareceriam os computadores compactos e dispositivos portáteis. Haveria mais mortes, pois os procedimentos médicos se tornariam mais caros e as doenças se espalhariam mais facilmente. As conexões de internet seriam altamente instáveis e a infraestrutura básica que mantém nossos serviços públicos em funcionamento se tornaria mais cara, de qualidade inferior e, eventualmente, falharia.
Há muitos benefícios possíveis graças ao uso do plástico. Na verdade, a invenção desse material abriu a porta para melhorias antes inimagináveis no bem-estar humano, possibilitando uma vasta gama de tecnologias que salvam, prolongam e aprimoram a vida, como celulares, marcapassos, embalagens alimentícias sanitárias e muito mais.
Plástico para sobrevivência
Até mesmo os produtos plásticos mais simples podem gerar benefícios profundos. Por exemplo, a introdução de um simples balde de plástico alivia grandes dificuldades nos locais mais pobres do mundo. Para começar, é barato, leve e vem em diferentes tamanhos: até uma criança pequena pode carregar alguns litros de água até sua casa.
Conhecendo essas aplicações, fica fácil entender a importância do plástico e porquê eliminá-lo é um grande erro.
Fonte: Movimento Verdades Sustentáveis