Ao longo de 2024 a empresa fez investimentos em tecnologia e melhorias na planta; e enxerga um futuro marcado por uma nova era para o plástico
“O futuro do plástico está na sua reinvenção constante”, é o que acredita Fernando Chafick, CEO da Macroplastic, sediada em Curitiba. Com 40 anos de história, a empresa se posiciona como um agente transformador, buscando soluções que tornem o plástico mais eficiente e reutilizável. Um exemplo é a sacola oxi-biodegradável, que possui um aditivo pró-degradante que acelera sua decomposição quando descartada, reduzindo o impacto ambiental. A sacola foi a escolhida pela rede Supermercados SuperNova, de Manaus, o que rendeu à varejista a placa Eco Guardian Awards, uma homenagem por sua inovação e compromisso sustentável.
A Macroplastic possui outras soluções plásticas em filmes técnicos, filmes termoencolhíveis, sacos convencionais e sacolas plásticas, em opções recicláveis, compostáveis e biodegradáveis. Além disso, a empresa adota tintas à base d’água e promove o reprocessamento de aparas, contribuindo para um ciclo produtivo mais eficiente e responsável. Utilizando matéria-prima de qualidade — polietileno de alta e baixa densidade linear —, a empresa alia tecnologia e eficiência produtiva em todos os seus processos.
Em vez de vilão, parte da solução. É assim que a empresa enxerga a questão ambiental. “Há muitos benefícios possíveis graças ao uso do plástico”, argumenta Chafick. O plástico marcou avanços tecnológicos em diversas áreas, incluindo eletrônicos, medicina e pesquisa espacial, graças às suas propriedades isolantes, de resistência e moldagem. Na verdade, a invenção desse material abriu a porta para melhorias antes inimagináveis no bem-estar humano, possibilitando uma vasta gama de tecnologias que salvam, prolongam e aprimoram a vida, como celulares, marcapassos, embalagens alimentícias sanitárias e muito mais. Sem contar que a produção de plástico requer menos energia e recursos naturais em comparação com materiais tradicionais, como metal e vidro.
Um 2024 cheio de investimentos
Localizada na Cidade Industrial de Curitiba (PR), a Macroplastic conta com um parque industrial de mais de 20 mil metros quadrados, automatizado e equipado com tecnologias de última geração. De lá, atende os setores industrial, varejista e atacadista, bem como pequenos e médios varejos em todo o território nacional.
Recentemente, remodelou um galpão e inaugurou um novo Laboratório de Qualidade. “Contamos com uma infraestrutura completa com equipamentos de última geração: máquina universal de ensaios, medidor de índice de fluidez, densidade, teor de composto, coeficiente de atrito, e local para o controle da espessura. Tudo para garantir a alta qualidade”, explica Chafick.
Estão entre os diferenciais competitivos da Macroplastic a eficiência e a inovação. “Nossos produtos, desenvolvidos com blendas especiais e técnica especializada, garantem redução de consumo em até 30%, proporcionando economia e menor impacto ambiental”, comenta o CFO Paulo Henrique Zibull.
Para 2025, a empresa promete continuar se reinventando. Logo nos primeiros meses fará o grande anúncio de sua nova identidade visual. “Sabemos que plástico está mudando e nós mudamos junto com ele. Abrimos caminho em pleno presente para criarmos um futuro que vai deixá-lo cada vez mais eficiente, leve, durável, maleável, reutilizável e reciclável. Pensar, repensar, produzir e utilizar o plástico de forma inteligente. É assim que nos guiamos para criar e melhorar nossas sacolas, embalagens e soluções em plástico flexível nos próximos 40 anos”, finaliza o CEO Chafick.